Grande procura por plantão consolida "Inverno com Saúde"

Criado para proporcionar um plantão extra na rede de saúde do município, a campanha "Inverno com Saúde" apresenta números expressivos de atendimentos diários e reflete o sucesso da iniciativa durante o inverno
Após o início dos trabalhos no horário noturno, o ESF da Vila Floresta já apresenta números expressivos no atendimento à população são-luizense neste período. Segundo a Secretaria de Saúde, do dia 8 de julho até 5 de agosto, o plantão extra do posto de saúde registrou um total de atendimento de 448 pacientes em 19 dias de atendimento, correspondendo a uma média de 23 atendimentos diários.
NÚMEROS - De acordo com a relação do atendimento médico do ESF da Vila Floresta, foram atendidas 101 pessoas, de crianças a adultos, com problemas de gripe, tosse, resfriado, coriza e chiado no peito; 281 pacientes com problemas de faringite, amigdalite, laringite e rinofaringite; 43 pessoas com asma e bronquite; e 20 pacientes apresentando sintomas de outras doenças. Deste total, três pacientes do ESF foram encaminhados para internação no Hospital São Luiz Gonzaga. Além dos atendimentos, foram realizados 542 procedimentos ambulatoriais, como nebulização, verificação de temperatura, peso e pressão arterial e aplicação de injeção.
MEDICAMENTOS - Outro fator positivo do atendimento noturno foi a disponibilidade de medicamentos distribuídos aos pacientes após as consultas médicas, evitando a necessidade de deslocamento das pessoas até as farmácias localizadas no centro da cidade. No período registrado, foram contabilizados 7.401 medicamentos, de todo tipo, disponibilizados à população.
ATENDIMENTO - O horário noturno, que funciona de segunda a sexta, das 18h às 21h, ocorre exclusivamente no ESF da Vila Floresta, localizado próximo à Escola Municipal Ernestina Amaral Langsch. Porém, o atendimento é aberto às comunidades de todos os bairros do município e, também, do interior. A campanha "Inverno com Saúde" irá perdurar até o início do mês de setembro, período em que finda o inverno. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)